O Que é uma Hospedagem Compartilhada?

A Hospedagem Compartilhada garante diversos benefícios ao usuário sem exigir um investimento alto. Hospedar um domínio em regime compartilhado é o mesmo que aproveitar vários serviços e infraestrutura, que vão garantir que você tenha aplicações online, sites, contas de e-mail e muitos mais em termos de serviços web.

Quais são as vantagens da hospedagem compartilhada?

A hospedagem compartilhada oferece diversos benefícios para os usuários que optam por esse plano. Confira as principais vantagens da hospedagem compartilhada que fazem toda a diferença a seguir!

A hospedagem compartilhada é segura?

É bem natural se preocupar com a segurança do site quando se fala que o servidor será compartilhado por vários clientes. Mas saiba que, embora esteja em um servidor compartilhado, o provedor vai tomar as medidas cabíveis para isolar as contas de hospedagem de cada cliente.

Dessa forma, nenhum cliente vai ter acesso às informações do outro. Ainda há o grande benefício de o provedor contar com especialistas para assegurar que tudo esteja funcionando como planejado, o que seria total responsabilidade do cliente em um servidor dedicado, por exemplo.

Então, ao escolher um provedor de hospedagem de qualidade, boa reputação e confiança, você não vai ter preocupações quanto à segurança dos dados na hospedagem.

Hospedagem compartilhada e dedicada: quais são as diferenças?

O servidor dedicado oferece um poder maior de uso de recursos e de processamento. Normalmente, ele é usado por sites que exigem mais processamento, como aqueles que contam com vários acessos simultâneos, ou também por organizações que precisam de diferentes configurações de hardware.

Com o poder do servidor dedicado, é garantido que a empresa vai entregar as páginas para os visitantes de maneira rápida e eficaz. Além de contar com a opção de personalizar a configuração da máquina.

Outra vantagem é a conexão segura e direta para rodar os recursos necessários. Estamos falando aqui de uma hospedagem que oferece, indiscutivelmente, mais recurso. No entanto, é uma alternativa mais onerosa, afinal, além de arcar com os custos da máquina, a empresa vai precisar contratar pessoas para administrar o servidor.

Já em um servidor compartilhado, como já mencionamos, o site da empresa vai ficar hospedado em um servidor junto com os demais clientes, dividindo os mesmos recursos.

Essa alternativa é recomendada para as empresas pequenas e também para as médias que apresentam um site com um baixo volume de visitas ou boa programação, ou seja, aplicações que não exigem tantos recursos.

É um servidor que garante à empresa a chance de escolher apenas os recursos que ela vai realmente precisar e o melhor: de modo personalizado. Sem contar que essa opção conta com suporte à manutenção do servidor e ao monitoramento, não sendo preciso que a organização disponha de um profissional que foque no gerenciamento da máquina.

O servidor compartilhado, ao contrário do servidor dedicado, permite que a empresa contrate recursos sempre que existir demanda. Não é necessário se preocupar o tempo todo com uma estrutura de consumo máximo, uma vez que a do tipo compartilhada permite a escalabilidade.

que tipo de plano de hospedagem eu preciso?

Existem diversos tipos de planos na Multservices Networks para diferentes tipos de questões que você precise hospedar. De acordo com seu projeto ou plano de negócio podem haver vantagens ou desvantagens em cada modelo de contratação, portanto, antes de escolher seu plano de hospedagem, mensure o quanto de servidor você irá precisar e quais compatibilidades ele precisa ter para que o seu funcionamento seja como o esperado.

o que é uma hospedagem VPS?

É uma hospedagem de sites com recursos dedicados (memória, vCPUs, disco), que suporta picos de acesso. A administração dos sites e banco de dados é feita pelo mesmo painel da Hospedagem de Sites compartilhada.

Prós e Contras da Hospedagem VPS

A hospedagem VPS como ser uma solução ideal para você, se esse é o serviço que você realmente percisa. Abaixo, você pode conferir os prós e contras de rodar um servidor virtual privado:

Prós

  1. Mais rápida e mais confiável do que um servidor de hospedagem compartilhada.
  2. Como os recursos tipo memória e poder de processamento são garantidos, existe zero ou pouquíssima flutuação nos recursos disponíveis.
  3. Problemas e picos de tráfego de outros usuários não afetam o seu site.
  4. Você ganha acesso de superusuário (root) para o seu servidor.
  5. Você tem melhor privacidade, já que os seus arquivos e bancos de dados estão protegidos de outros usuários
  6. É um serviço fácil de escalar. Conforme o seu site cresce, você pode facilmente fazer upgrade dos planos.
  7. Ideal para jogos que demandam desempenho, como Minecraft. Para tanto, servidores de Minecraft são indicados para ter partidas (solo ou multijogador) mais robustas, sem atrasos ou travadas na experiência. 

Contras

  1. É mais caro do que a hospedagem compartilhada.
  2. Requer mais conhecimento técnico para gerenciar o seu servidor.
  3. Servidores configurados de maneira inadequada podem levar a vulnerabilidades de segurança

O que é VPS? Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS

  • VPS significa Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado em português. A hospedagem VPS é um dos serviços mais populares que você pode escolher para o seu site. Ele usa uma tecnologia de virtualização para oferecer para você recursos dedicados (privados) num servidor com múltiplos usuários.

    É uma solução mais segura e estável do que a hospedagem barata (compartilhada), em que você não ganha um espaço dedicado em servidor. Contudo, essa é uma opção em menor escala e mais barata do que alugar um servidor inteiro.

    A hospedagem VPS geralmente é escolhida por donos de sites que possuem um tráfego de nível médio, que excede os limites dos planos de hospedagem de compartilhada – mas ainda não exige os recursos de um servidor dedicado.

    As soluções de VPS geralmente oferecem mais do que um plano de hospedagem. Por exemplo, aqui na Multservices Networks temos seis planos de Servidor VPS para atender a diferentes demandas comerciais, permitindo que você escale o tamanho do seu site de maneira rápida e prática quando precisar de mais recursos.

Como a VPS se compara com outros tipos de hospedagem?

Os diferentes tipos de hospedagem de site permitem que você tenha diferentes níveis de personalização no seu servidor. Eles variam em preço, desempenho (por exemplo, tempo de carregamento de página) e a disponibilidade do serviço (por exemplo, o uptime).

que tipo de plano de hospedagem eu preciso?

Existem diversos tipos de planos na Multservices Networks para diferentes tipos de questões que você precise hospedar. De acordo com seu projeto ou plano de negócio podem haver vantagens ou desvantagens em cada modelo de contratação, portanto, antes de escolher seu plano de hospedagem, mensure o quanto de servidor você irá precisar e quais compatibilidades ele precisa ter para que o seu funcionamento seja como o esperado.

o que é uma hospedagem dedicada?

Na hospedagem dedicada é usado um servidor dedicado para seu site, onde o servidor inteiro é usado apenas por você e não é compartilhado com mais ninguém. Dentre todos os tipos de hospedagem de sites, a hospedagem dedicada é a que oferece um melhor desempenho aos sites hospedados, mas também é o tipo de hospedagem mais caro. Ao optar pelo servidor dedicado seu site terá um desempenho superior se comparado a hospedagem compartilhada e VPS.

como transfiro páginas da web para o servidor?

Ao criar seu site em um editor de HTML como Dreamweaver ou Microsoft Expression Studio, será necessário carregar os arquivos do seu site via FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos). Nós temos um Gerente de Arquivos FTP embutido que você pode acessar no nosso Centro de Controle de Hospedagem.

comprei uma hospedagem, agora o que eu faço?

É muito simples. Após adquirir uma hospedagem, você irá receber dois servidores de nomes, que de maneira a simplificar a compreensão, você pode assumir que são os nomes dos servidores que você tem acesso dentro daquela empresa de serviço de hospedagem. Geralmente são 2 NameServers (NS), com um formato parecido com isso: ns01.exemplo.com.br e ns02.exemplo.com.br, por exemplo. Para finalizar, sim para finalizar, veja como é simples. Lá na empresa onde comprou o domínio, haverá 2 campos para colocar os Servidores de Nome da hospedagem que adquiriu. Preencha esses campos com os Servidores de Nomes que copiou lá na sua hospedagem (por exemplo: ns01.exemplo.com.br e ns02.exemplo.com.br) e clique em salvar. Pronto, muito simples e rápido. Agora é só esperar os sistemas das empresas fazerem a transição. Acesse seu domínio algumas horas depois e provavelmente já não estará aquela exclamação com “Servidor Não Encontrado”, mas estará, no mínimo, a logo da sua hospedagem. Agora, quando você instalar um CMS poderá escolher um tema entre as centenas disponíveis, terá um painel de controle incrível, infinitas opções de configuração e customização. Falo do wordpress, este fantástico Sistema gerenciador de conteúdos gratuito. Com ele você poderá criar sites incríveis em poucos minutos. Ai ao invés de aparecer a logo da sua hospedagem irá aparecer um site lindo com infinitas opções de configuração.

Quais são os benefícios do servidor dedicado?

Como já dissemos em alguns pontos do post, há diversos benefícios em contratar um servidor dedicado. No entanto, vamos explicar melhor alguns deles abaixo:

1. Recursos não compartilhados

Quando uma empresa tem um servidor dedicado aos seus recursos (site, blog, sistemas, etc), ela consegue aproveitar ao máximo o desempenho oferecido com exclusividade a ela.

Por outro lado, um servidor compartilhado acaba limitando as possibilidades que a empresa tem para a utilização de suas aplicações, já que mesmo os planos mais robustos e com limites elásticos, em algum momento apresentam limitações.

Dessa forma, por mais que hoje em dia, as empresas que oferecem servidores compartilhados, utilizem máquinas com dezenas de núcleos de processamento, grande capacidade de memória e mecanismos para o controle de contas no servidor, o desempenho jamais se compara ao que um servidor dedicado pode oferecer.

Por isso, tanto sites quanto aplicações que necessitam de um alto desempenho têm no servidor dedicado a melhor solução para garantir um funcionamento adequado às suas necessidades.

2. Flexibilidade

Muitas vezes, os servidores compartilhados exigem certa limitação no desenvolvimento de aplicações por terem restrições a plugins, módulos ou scripts em páginas de sites, blogs ou em sistemas corporativos, por questões de segurança ou desempenho.

Por outro lado, com a opção do servidor dedicado, que fica exclusivo para a empresa cliente, esse tipo de situação não ocorre, pois existe grande flexibilidade de configuração no servidor, a fim de que ele atenda a todas as demandas que a aplicação hospedada exige.

Isso possibilita a realização de todos os ajustes necessários para que os sistemas ou sites hospedados se adéquem ao público a que se destinam e à sua finalidade, em vez de terem uma redução das possibilidades de desenvolvimento por qualquer restrição de hospedagem.

3. Segurança das informações

Como dissemos, ao contratar um servidor dedicado, a empresa tem acesso a um equipamento exclusivo para a utilização das suas aplicações. E é justamente essa exclusividade que garante uma segurança muito maior, tanto em relação aos dados e às informações (da empresa e de seus clientes), quanto no desempenho do servidor, que tem números mínimos de indisponibilidade, ficando no ar praticamente 100% do tempo.

Outro ponto é que data centers têm processos e mecanismos que garantem a segurança das informações, como operação em redundância, geradores de energia, salas refrigeradas, entre outras medidas que garantem maior disponibilidade.

4. Melhoria em SEO (Search Engine Optimization)

O servidor dedicado oferece IP's exclusivos para quem hospeda um site ou sistema. Isso garante que o seu endereço IP não será dividido com outras páginas que possam distribuir spammalware, etc, ou outros problemas que poderiam afetar os resultados do seu site nos resultados de busca.

Com IPs únicos, esse problema não existe e, quando alinhamos esse ponto a outros que são considerados pelos buscadores (como velocidade de carregamento da página), há um considerável ganho em rankeamento nos buscadores. Ou seja, há influência positiva no trabalho de SEO (Search Engine Optimization).

que tipo de plano de hospedagem eu preciso?

Existem diversos tipos de planos na Multservices Networks para diferentes tipos de questões que você precise hospedar. De acordo com seu projeto ou plano de negócio podem haver vantagens ou desvantagens em cada modelo de contratação, portanto, antes de escolher seu plano de hospedagem, mensure o quanto de servidor você irá precisar e quais compatibilidades ele precisa ter para que o seu funcionamento seja como o esperado.

o que é um domínio de hospedagem?

Domínio é o registro de um nome, que é utilizado para conectar seu site à sua hospedagem através de uma palavra ou sequência de caracteres com a finalidade de facilitar o acesso ao seu site através de um navegador de internet.

Posso registrar um domínio brasileiro (com.br) na Multservices Networks?

A Multservices Networks é  representante  para o Brasil dos domínios mundiais (.com, .net e .org) e esta é a nossa especialidade, mas nós podemos ajudá-lo(a) e tomar todas as providências necessárias para realizar o  registro de seu domínio com.br ou de outros domínios  como por exemplo:  .la (Latin America), .tv, .ws, .cc etc. Se você precisar de orientação ou ajuda para registrar domínios .com.br ou de outros países entre em contato conosco.

Quais caracteres posso usar em um nome de domínio mundial?

Um nome de domínio mundial pode conter caracteres alfa-numéricos, ou seja: a, b, c, ..., z,0,1,2,3, ..., 9. O traço ou hífem (-) também é permitido, mas não pode estar no início ou no final de um nome. O tamanho máximo para um nome é de 63 caracteres, incluindo o sufixo .com .org .net. Não são permitidos: acentos, cedilha, pontos e caracteres especiais.

como faço para comprar um domínio?

O primeiro passo para comprar domínio é escolher um nome. Para isso, pense em algo criativo que descreva seu negócio ou projeto em que se baseia seu website. Feito isso, decida que tipo de domínio quer ter, por exemplo, “.com.br”, “.com” e “.biz” são utilizados para empresas e entidades privadas e “.org” para entidades sem fins lucrativos.

Por quanto tempo poderei usar os servidores de DNS provisórios da Multservices Networks?

Você poderá usar os DNS temporários da Multservices Nteworks até quando desejar publicar seu domínio e postar conteúdo, quando então deverá escolher o provedor de sua preferência.